Bem vindo

Bem-vindos ao Blog do 3º F do Centro de Ensino Médio Setor Leste! Neste blog colocamos páginas e postagens sobre a Arte Moderna desde o fim do século XIX até os dias atuais. Fique à vontade para comentar sobre o nosso blog. Desde já agradecemos a todos e em especial a professora Eliana pela oportunidade de aumentar o nosso conhecimento sobre o mundo e principalmente nos ajudar a prosperar em projetos futuros.



"Temos a arte para não morrer da verdade."
(Friedrich Wilhelm Nietzsche)

♪♫ Música no continente EUROPEU ♪♫

  No século XIV, renasceu a música no sul da Europa, que se expandiu pelo norte europeu. Nessa época os compositores passaram a ter um interesse muito mais vivo pela música profana ( música não religiosa), apenas se preocupando com uma liberdade intensa em revelar seus pensamentos e suas dores, se inspirando em outros tipos de artes (quadros e livros). Esses compositores tinham fascínio por terras exóticas, passado distante, os sonhos, a noite e o luar, os rios e entre outros.
  Surge também nessa época o madrigal que se aperfeiçoou no século XVI, onde compositores podiam escrever os textos para uma ou mais vozes, com acompanhamento instrumental ou sem.
       
 Muitos compositores importantes surgiram nesta época:
->Beethoven- que apesar de ser um mestre das formas clássicas, afastava-se delas sempre que isso lhe parecia necessário para atingir suas metas artísticas. Era fundamentalmente um classicista, mas escreveu obras de espírito romântico.
 ->Franz Schubert- um extraordinário compositor do romantismo;
->Carl Maria Von Webwer- alemão que imprimiu o exemplo de espírito nacionalista a ópera.
->Mendelssohn- também foi um alemão muito famoso pela sua música instrumental, renovou
o interesse pela música de Bach;
->Frederic Chopin- surgiu também nessa época, passou a maior parte de sua vida na França e ficou muito famoso por suas peças para pianos;
    Em vários países ouve o desenvolvimento do nacionalismo em diversas formas, a maioria dos compositores estudavam a historia do seu país, usavam a música folclórica nas obras.                                                     
  O nacionalismo criou na França uma nova tradição na ópera. Franz Schubert estendeu se suas atividades tanto na Alemanha quanto na França, representando um vínculo musical entres os dois países.      
                              
   Na metade do século XIX a música foi dominada pelas influencias alemãs, fazendo com que outros países principalmente a Russa passassem a ter necessidade de criar suas músicas.
Tchaikovsky se tornou o mais popular compositor russo, com sinfonias que continuam a ser as mais admiradas obras russas do gênero.
    No século XX a história da música foi uma série de tentativas e experiências que levaram novas tendências técnicas e criação de novos sons. Antigamente a música era identificada por um único e mesmo estilo. Já no século XX a música tornou-se uma mistura de várias tendências, a maioria dessas tendências era contra o estilo romântico do século XIX. E isso fez com que os críticos identificassem o século XX como Antiromântico.


http://www.oliver.psc.br/historia%20musica.htm
http://cultura.portaldomovimento.com/breve_historia_da_musica.html
Aluna: Maria Aparecida Soares de Sousa   nº21

Um comentário:

  1. Maria Aparecida, seu texto ficou ainda muito preso ao material pesquisado. Sugiro a refacção para a revista.

    ResponderExcluir