Bem vindo

Bem-vindos ao Blog do 3º F do Centro de Ensino Médio Setor Leste! Neste blog colocamos páginas e postagens sobre a Arte Moderna desde o fim do século XIX até os dias atuais. Fique à vontade para comentar sobre o nosso blog. Desde já agradecemos a todos e em especial a professora Eliana pela oportunidade de aumentar o nosso conhecimento sobre o mundo e principalmente nos ajudar a prosperar em projetos futuros.



"Temos a arte para não morrer da verdade."
(Friedrich Wilhelm Nietzsche)

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Literatura africana


                   Literatura africana

    Os primeiros passos governamentais com a educação na África foi 1740, mas só na metade do século XIX foram tomadas as medidas para desenvolver o ensino em CABO - VERDE. A literatura nos países africanos divide-se em duas fazes: a da literatura colonial e a das literaturas africanas. A primeira engradece o homem europeu como o herói mítico, a segunda constitui o inverso, pois nela o mundo africano passar a ser narrado por outra ótica.
    A instalação do prelo (maquina tipográfica de impressão) em angola abre espaço para a publicação de Espontaneidades da minha alma (1849), de José da silva maia Ferreira, primeira obra impressa na “ÁFRICA LUSÓFONA”, mas não a primeira do autor africano. A literatura e cultural dos naturais da terra, nas literaturas africanas, são valorizados e explorados, pois, quando os autores negam o que realmente existe do colonialismo no discurso literário, fazem da revelação e a valorização do mundo africano a raiz primordial tanto na ficção quanto na poesia.
    As literaturas africanas de língua portuguesa, do ponto de vista linguístico, contam com numerosos termos, expressões, provérbios oriundos das línguas faladas nos vários grupos étnicos em Angola e Moçambique, enquanto que em Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Guiné-Bissau se usam duas línguas: a portuguesa e a crioula. No final do século XIX, cresceram nas colônias africanas de língua portuguesas varias associações recreativas, grêmios literários, curta duração, mas guardadores de motivações. O final do século XIX e início do XX, e, apesar da maior parte ter tido curta duração, até o final do século XIX enumeraram-se "46 deles, os quais contaram com a participação de europeus e africanos”. O final do século XIX cresceu uma literatura angolana introduzida por meio dos jornais, processo que só se desenvolveu no século XX na literatura moçambicana, em Cabo Verde ele já se registra na segunda metade do séc. XIX, pois a maior miscigenação entre portugueses e africanos gerou um bilinguismo; falava-se o crioulo.
    A África possui uma rica e diversidade literatura que foi crescendo através do tempo, na qual estão os contos populares: A tartaruga, a lebre e a aranha conhecida em todo o continente e também no Caribe, Estados Unidos e Brasil. Os principais poemas escritos em SWAHILI no século XIX e XX. Uns dos poemas religiosos mais conhecidos Utendi Wa Inkishafi (o desperta das almas), foi escrito por Sayyid Abdallah Ibn.
Outros escrotos como Joh Maxwell,ganhou o premio Nobel de literatura em 2003 que escreveu livros traduzidos para portugueses ele escreve ficção entre seus livros estão “Diário de um ano ruim” e á espera dos Bárbaros.tabem tem Nadine que preferi escrever sobre a Apartheid, regime político pelo qual os brancos detinham o poder sobre os negros.
A África do Sul dispõe de um museu literário, que iniciou em 1972 para aos sul-africanos tenha uma boa literatura, como outros materiais referentes a essa literatura, como poesias, peças de teatro, romances, contos, diários, memórias e livros infantis.




                                   

Kelly Cristina de oliveira
nº: 16

Um comentário:

  1. Kelly, apesar de reproduzir fielmente o material pesquisado, seu texto contém informações importantes. Ficaria melhor: OS PRIMEIROS PASSOS COM RELAÇÃO À EDUCAÇÃO NA ÁFRICA SOMENETE ACONTECEU DE FATO NO SÉCULO XIX, A PARTIR DAS MEDIDAS PARA DESENVOLVER O ENSINO EM CABO VERDE.// DUAS FASES//HERÓI MÍTICO; A SEGUNDA// ESCRITORES COMO JOHN MAXWELL, QUE GANHOU O NOBEL DE LITERATURA EM 2003 E ESCREVEU LIVROS...//TAMBÉM TEM NADINE QUE PREFERE ESCREVER// PARA OS SUL-AFRICANOS TEREM UMA BOA...//.

    ResponderExcluir