Bem vindo

Bem-vindos ao Blog do 3º F do Centro de Ensino Médio Setor Leste! Neste blog colocamos páginas e postagens sobre a Arte Moderna desde o fim do século XIX até os dias atuais. Fique à vontade para comentar sobre o nosso blog. Desde já agradecemos a todos e em especial a professora Eliana pela oportunidade de aumentar o nosso conhecimento sobre o mundo e principalmente nos ajudar a prosperar em projetos futuros.



"Temos a arte para não morrer da verdade."
(Friedrich Wilhelm Nietzsche)

domingo, 3 de abril de 2011


                      Arquitetura e Escultura na África do sul 
          A arquitetura da África do Sul era uma técnica de projetar o lugar onde se iria morar. Os povos indígenas eles gostavam de modificar, fazer a arte pela arte, para eles era uma luxúria misturar cores escuras, enfeitar o seu próprio ambiente. Antigamente eles faziam as suas cabanas com barro, de taipes que foram substituídas por tetos com estrutura de sapê com paredes brancas, e colunas, uma grande realização nas cidades rurais.
                 A arte da África pode-se dizer que era uma arte sensível, uma arte que mexia muito com o eu – consciente. As tribos africanas gostavam de fazer pinturas humanas mostrando os valores que elas tinham, como por exemplo, a etnia e a religião.
                As esculturas eram feitas de ouro, bronze e marfim, os artistas africanos trabalhavam muito com máscaras mostrando a energias de espíritos, fazendo mágicas e rituais. As esculturas mais antigas conhecidas são do Nock cultura da Nigéria por volta de 500 d.C.   
             Os povos africanos também gostavam de representar a arte na natureza, os animais os vegetais, os desenhos e formas.
              Hoje em dia a arte africana é ainda muito trabalhada, valorizando os contextos  tradicionais.As formas delas serem disseminadas, por muitas culturas africanas. Ainda podem ser vistas as pinturas dos povos Dibibio e Efik no Sul da Nigéria e também a arte cristã contemporânea como igrejas e catedrais.
           Muitos turistas também fazem parte da demanda, participando das esculturas africanas, as máscaras etc. O desenvolvimento dessas artes tem feito com que os artistas trabalhassem com cimento, óleo com uma utilização de diferentes cores e desenho.




Arquitetura Africana
África século XIX
 
http://2.bp.blogspot.com/_Y82FzIkxaqU/THBH3lY9_cI/AAAAAAAAAEM/t5yRQTn39ik/s1600/A+Grande+Mesquita+de+Kilwa+Kisiwani.jpgAG Mesquita de
A Grande mesquita de Kilwa Kisiwani
       Os materiais utilizados variavam, então, segundo a região, mas normalmente eram semelhantes: desde o barro até fibras secas tecidas, ou uma combinação de vários. De modo geral, o povoado se protegia com uma muralha de barro, que rodeava e marcava os limites da aldeia.


                       Bibliografia: http://www.africadosul.org.br/?pg=arte#Arquitetura
http://artgeteco.blogspot.com/2010/08/africa-seculo-xix.html
      Nome: Camila Pereira dos Santos N° 07 3° F


Um comentário:

  1. Camila sua postagem ficou toda desconexa. Sugiro refacção para a revista.

    ResponderExcluir