Bem vindo

Bem-vindos ao Blog do 3º F do Centro de Ensino Médio Setor Leste! Neste blog colocamos páginas e postagens sobre a Arte Moderna desde o fim do século XIX até os dias atuais. Fique à vontade para comentar sobre o nosso blog. Desde já agradecemos a todos e em especial a professora Eliana pela oportunidade de aumentar o nosso conhecimento sobre o mundo e principalmente nos ajudar a prosperar em projetos futuros.



"Temos a arte para não morrer da verdade."
(Friedrich Wilhelm Nietzsche)

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Cinema e Televisão na América


                     A necessidade do ser humano em descobrir novas Tecnologias, novos meios de comunicação, diversão e lazer levou o homem a fazer as primeiras transmissões da televisão por volta de 1920. A TV que hoje é comum, na época era artigo de luxo foi desenvolvida por várias pessoas em vários lugares do mundo. O primeiro sistema semi-mecânico de televisão analógica foi demonstrado em Londres.
                    Esse artigo do qual muitas pessoas dizem não conseguir “viver sem “ também está ligado ao um outro assunto que também funciona não só como lazer , mais como uma liberdade de expressão, e como a TV gera muitos ganhos a empresários e envolve parte da economia de um país . A data 28 de dezembro de 1985 em Paris os irmãos Lumière fizeram uma apresentação pública do invento da qual chamaram de Cinematógrafo do qual foi apresentado a 30 pessoas e teve uma grande repercussão que gerou uma indústria multimilionária. Considerada como a 7ª arte, o Cinema no começo era mudo e inventores e produtores tentavam sincronizar a música com a imagem mais nada deu certo até a década de 20, então os filmes eram silenciosos com efeitos especiais e narração e diálogos escritos presentes entre cenas.
                    Antes da Primeira Guerra Mundial Itália e França tinham o cinema mais popular do mundo e após a guerra a indústria cinematográfica da Europa foi arrasada, então os EUA começou a se destacar fazendo e importando vários filmes a outros países. Thomas Edison tentou tomar o controle dos direitos sobre a exploração do cinematógrafo. Alguns produtores independentes emigraram de Nova York à costa oeste em pequeno povoado chamado Hollywoodland, graças a Griffith, que já o sugeria.
                   Hollywood então se transformou na indústria mais importante de todo o planeta.
              Naturalmente Televisão e Cinemas são interligados até certo ponto, muitas vezes a TV manipula as pessoas com suas propagandas, como traz também muito conhecimento e informação do mundo em tempo real. O cinema ele procura mostrar realidades, ficções e trazer a essência de algum assunto do qual o cineasta nos propõem.
           Muitas pessoas ainda não tiveram uma oportunidade de conhecer um cinema de conhecer essa arte tão bonita, que mostra muita cultura do mundo dando a oportunidade da pessoa escolher o gênero do filme que mais gosta e poder assim aproveitar ao máximo assistindo e ao final descobrir que mensagem os atores e todo aquele conjunto que compôs aquela produção quis passar ao público. A TV é um meio onde podemos conhecer paisagens nunca vistas, e pessoas que trabalham ali do outro lado da tela nos mostram o teatro, o discurso, a caracterização assim como também acontece no cinema. 
                      No Brasil a primeira exibição aconteceu em julho de 1986 na Rua do Ouvidor no Rio de Janeiro, um ano mais tarde já existia existia uma sala de cinema " Salão de Novidades Paris", os primeiros filmes brasileiros foram rodados entre 1897-1898. Uma "Vista da baia da Guanabara" do Italiano Afonso Segreto. As distribuidoras de filmes norte-americanos no Brasil investem muito dinheiro em publicidade e na aparelhagem de som dos cinemas, e passam a vender seus filmes no sistema de "lote". Ao contrário do que se esperava, o público brasileiro rapidamente se acostuma a ler legendas. Dentro da ideia de imitar Hollywood, a Cinédia continou produzindo musicais: românticos como "Bonequinha de Seda" (1936) ou carnavalescos como "Alô, Alô Brasil" (1935)  nos quais surge Carmem Miranda, logo contratada por Hollywood.
           Na foto está Afonso Segreto junto aos primeiros projetores.
          O cinema no México começa no século XX quando vários entusiastas registraram fatos acontecidos como a revolução mexicana e produziram filmes que só agora foram descobertos.Os primeiros cineastas mexicanos foram influenciados e encorajados pelo Serguei Eisensteinque foi uma importantes cineasta soviético relacionado a vanguarda russa e fez vários filmes mudos. Durante 40 foi crescendo a indústria mexicana revelando vários atores e atrizes que se toranaram até fuguras influentes na política , e recebeu também uma ajuda de Hollywood.
            O México dominou o mercado cinematográfico da América Latina nos anos 40 sem a competição da indústria norte-americana.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cinema_do_Brasil
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_do_cinema
http://www.tecmundo.com.br/2397-historia-da-televisao.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Televis%C3%A3o
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cinema_dos_Estados_Unidos
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cinema_do_M%C3%A9xico

Samyla Costa Israel

Um comentário:

  1. Sâmyla, seu segundo parágrafo está muito confufo; sugiro refacção. Eis algumas sugestões:MAS COMO UMA LIBERDADE DE EXPRESSÃO// ANTES DA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL,//OS ESTADOS UNIDOS COMEÇARAM//PARA OUTROS PAÍSES//O CINEMA MOSTRA REALIDADE...//E TRAZ A ESSÊNCIA DE ALGUM ASSUNTO PROPOSTO MPELO CINEASTA// NO BRASIL,.

    ResponderExcluir