Bem vindo

Bem-vindos ao Blog do 3º F do Centro de Ensino Médio Setor Leste! Neste blog colocamos páginas e postagens sobre a Arte Moderna desde o fim do século XIX até os dias atuais. Fique à vontade para comentar sobre o nosso blog. Desde já agradecemos a todos e em especial a professora Eliana pela oportunidade de aumentar o nosso conhecimento sobre o mundo e principalmente nos ajudar a prosperar em projetos futuros.



"Temos a arte para não morrer da verdade."
(Friedrich Wilhelm Nietzsche)

sábado, 2 de abril de 2011

Arquitetura e escultura no continente Europeu.


A Europa em geral, é famosa por sua arquitetura clássica e vem dando um espetáculo de beleza por seus famosos monumentos. Um estilo dominante é a Arquitetura Renascentista, e foi um movimento que trouxe uma nova visão de mundo, que criou uma nova concepção por combinar formas medievais. O movimento surgiu no século XVI e domina até os dias atuais. Por exemplo, o Castelo Chenounceaux, localizado na região do rio Lori, ao sul de Chambord, na França, e o Castelo Chambord, localizado em Chambord, Loir-et-Cher, na França.

              A escultura renascentista é diferente da gótica, essencialmente por interpretar a realidade como estátuas nuas e estátuas eqüestres. Por exemplo, o Busto de Flora, localizado no Museu Staatliche, em Berlim, Alemanha, e outro exemplo é a Estátua Eqüestre, localizada no Museu do Capitólio, em Roma, Itália. A escultura renascentista deu ênfase ao ser humano e suas atividades. Os principais destaques da escultura são Michelangelo e Donatello.

Outro movimento predominante na Europa em geral é o Estilo Barroco, que surgiu no século XVII, na Itália, e se estendeu por toda Europa, onde se desenvolveu principalmente no início do século XIX. O movimento ampara o equilíbrio e a harmonia, que dão efeitos de contraste e interpretam paixões ou fantasias. Por exemplo, o Palácio do Raio, localizado em Braga, Portugal, e o Palácio de Versalhes, localizado em Versalhes, França.

As características da escultura barroca são os gestos e o movimento dos personagens interpretados que expressam emoções violentas e atingem uma dramaticidade não reconhecida no Renascimento. Como por exemplo, O Êxtase de Santa Teresa, localizada na Igreja de Santa Maria Della Vittoria, em Roma, Itália, e a Fachada da Igreja de San Borromeo, em Noto, Sicilia, Itália.

              A escultura do gótico trouxe os valores clássicos a arquitetura e a escultura na Europa em geral, resultando em construção de famosas catedrais e edifícios, em países como Espanha, Inglaterra, Portugal, Alemanha, França, Alemanha, Irlanda, entre outros.

              Apesar de sua arquitetura clássica, a Europa também é famosa por sua bela arquitetura moderna, que é sempre inovadora. São prédios, arranha céus, e museus que simbolizam uma nova era na arquitetura. Por exemplo, o prédio Gherkin, localizado em Londres, Inglaterra, o Museu Guggenheim, localizado em Bilbau, País Basco, o Torso, localizado em Malmo, Suécia, entre outros monumentos.

A Europa tem uma grande diversidade, quando o assunto se trata de Artes. A arquitetura e as esculturas são resultados da cultura européia.

Aluno: Camila de Almeida Rodrigues, nº 06.

Um comentário:

  1. Camila, seu texto ficou preso ao material pesquisado. Não percebi redação própria. Sugiro refacção para a revista.

    ResponderExcluir