Bem vindo

Bem-vindos ao Blog do 3º F do Centro de Ensino Médio Setor Leste! Neste blog colocamos páginas e postagens sobre a Arte Moderna desde o fim do século XIX até os dias atuais. Fique à vontade para comentar sobre o nosso blog. Desde já agradecemos a todos e em especial a professora Eliana pela oportunidade de aumentar o nosso conhecimento sobre o mundo e principalmente nos ajudar a prosperar em projetos futuros.



"Temos a arte para não morrer da verdade."
(Friedrich Wilhelm Nietzsche)

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Cinema na África

Nollywood, África
A terceira indústria cinematográfica do planeta está, na África. Mais exatamente na Nigéria. Perde apenas para a indústria indiana, e estadunidense. Em Nollywood, como tem sido chamado esse mercado, os cineastas produzem seus filmes em digital, editam em computadores caseiros e os vendem. Com isso, criaram uma indústria de 250 milhões de dólares.
O que parece ser algo incompreensível para os padrões gigantescos de Hollywood se transforma em algo corriqueiro na Nigéria. Cineastas concluem filmes em prazos curtos, às vezes em até uma semana, e com baixo orçamento.
Essa indústria florescente foi alvo de dois documentários. No primeiro, This is Nollywood, os diretores Franco Sacchi e Robert Caputo acompanharam o diretor nigeriano Bond Emeruwa durante a realização do filme Check Point. O filme foi finalizado em apenas nove dias e custou  20 mil dólares.
Já no documentário Welcome to Nollywood, o documentarista Jamie Meltzer examinou o trabalho de três famosos diretores nigerianos em ação para completar seus filmes em prazos curtos e com orçamentos restritos.
Nollywood é movimentada por um grupo de cerca de 300 diretores, que chegam a produzir 2400 filmes por ano. A maior parte dos filmes é falada em inglês, fator que permite alcançar um público multilíngue.
A temática dos filmes engloba desde preocupações que refletem as transformações culturais e políticas que têm assolado aquele pedaço da África, como a corrupção, a Aids e a prostituição, até o folclore e comédias românticas. Tem como objetivo mostrar uma África sem qualquer tipo de preconceito.


Márcio Roberto Gomes de Araújo    (nº20)

2 comentários:

  1. Turma, passei uma olhada bem rápida no blog de vocês. Para alguns alunos como, por exemplo, o Márcio, não foram colocadas as fontes de pesquisa. O blog ficou claro e bem diagramado. Farei a correção pormenorizada em breve. Parabéns a todos pelo trabalho... A SAC está apenas começando!!! Tenho a certeza do sucesso de vocês. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Márcio, seu texto está cópia fiel do material pesquisado. O melhor seria ESTÁ NA ÁFRICA, MAIS EXATAMENTE NA NIGÉRIA.

    ResponderExcluir