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Bem-vindos ao Blog do 3º F do Centro de Ensino Médio Setor Leste! Neste blog colocamos páginas e postagens sobre a Arte Moderna desde o fim do século XIX até os dias atuais. Fique à vontade para comentar sobre o nosso blog. Desde já agradecemos a todos e em especial a professora Eliana pela oportunidade de aumentar o nosso conhecimento sobre o mundo e principalmente nos ajudar a prosperar em projetos futuros.



"Temos a arte para não morrer da verdade."
(Friedrich Wilhelm Nietzsche)

Cinema e Televisão no Continente Africano

Primeiramente, o cinema foi introduzido em países africanos como um órgão poderoso para a colonização, que foi produzido e planejado para ser usado pelos missionários cristãos para difundir o Evangelho para os analfabetos das massas, onde instruía, controlava e canalizava os colonizados nos padrões de vida europeus. Mas em meados da década de 60, com exceção da região norte, a maioria dos países da África Subsaariana ganhou a sua independência e começou a criar indústrias cinematográficas e se desprenderam de colônias europeias.


Ao sul do Saara na década de 60, começa o crescimento do cinema Africano com Ousmane Sembène, considerado o “pai do cinema africano”, que tinha como temas principais desta produção: o reflexo do processo de emancipação, a atividade de trabalho diária dos africanos e seus ajustes para o ambiente urbano. Uma longa metragem lançado em 1966 que relata esta situação é “A Jovem Negra”, de Ousmane Sembène. Filmado em preto e branco, conta a história de uma jovem africana que se torna empregada doméstica na França, onde é muito maltratada por seus patões. Em suma, podemos observar que a idealização da metrópole é brutalmente desfeita pelo racismo.



 (Imagens retiradas do Filme "A Jovem Negra").

Dois fatores atrapalharam o desenvolvimento da cultura cinematográfica na África. O primeiro deles está ligado ao fato de o cinema sul-africano ter sido, por muito tempo, dependente dos produtos europeus e americanos. O segundo aspecto limitante é que nos anos cinquenta os setores governamentais e de negócios manipularam a indústria de filmes na África do Sul. Mas em 1969 foi fundada a “A Federação dos Cineastas Africanos” (FEPACI) para promover a produção, distribuição e exibição do Cinema africano sem intervenções. Desde sua concepção, a FEPACI tem sido parceira de outras organizações no desenvolvimento social, político e econômico do continente africano.

Apesar das dificuldades iniciais, a indústria cinematográfica começa a crescer, cujo nível ascendente de maturidade artística e ideológica se transformou em um exemplo significativo de uma linha de filmes que relatam as realidades, experiências, prioridades e desejos de cada uma de suas sociedades. Um cinema de entretenimento, educativo e funcional, que representa o mundo africano e as suas tradições, histórias e problemas.

O filme passou a ser utilizado como um meio de "reescrever" a verdadeira história da África. Alguns exemplos destas reconstruções da história Africana é o famoso filme Ceddo, por Ousmane Sembène.
Os principais temas em destaque dentro das linhas de produção cinematográfica do continente negro são:

• Memória e história-africana;
As experiências do exílio e da emigração;
A classe dominante de antes e agora;
A questão da existência de uma burguesia africana;
A vida de mulheres e crianças;
A cidade e o campo;

Nas décadas de 80 e 90 o cinema africano entra em nova fase de auto- identidade. Nesta etapa, podemos definir o início da vida adulta do cinema Africano, que continua em desenvolvimento até hoje.

Pudemos observar que o cinema africano tem suas raízes em sua cultura e seu dinamismo atual (a língua, a música, a dança, os gestos simbólicos, entre outros). A indústria cinematográfica africana reflete sobre a dignidade do continente para restaurar os valores tradicionais, a integração dos próprios africanos de dentro ou fora do continente para combater a corrupção e eliminar preconceitos sobre a África e para consolidar a paz, além de estar se tornando um farol de esperança para a geração atual, que vive entre o passado tradicional e a modernidade de hoje.


O cinema, no século XX, influenciou o surgimento da informação televisiva que se tornou uma grande arma de manifestação, onde na época da Guerra Fria os manifestantes usaram desses meios para difundir suas ideias mediante da sociedade; e lazer que em sete de Janeiro de 1998 iniciam-se as primeiras emissões via satélite do canal de televisão RTP África nos países africanos da CPLP (Comunidade de Países de Língua Portuguesa). A programação tem um destaque especial para as notícias do dia-a-dia africano e para os programas produzidos na África, como séries e filmes. É considerada como instrumento de informação independente no país e vigora até os dias atuais.

Por: Flávia Lohane de Sousa Mendes Elias Borges                   Nº: 11
Fontes:

Um comentário:

  1. Flávia, tem ainada muita coisa igual à pesquisa, mas o conteúdo está bom. Reveja a grafia de INÍCIO e reescreva: NAS DÉCADAS DE 80 E 90,//.

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