A
Europa é um dos menores continentes mundiais, superando apenas a Oceania. Esta
faixa de terra ocupa cerca de 10 milhões de quilômetros quadrados, mesmo com
essa sua pequena extensão territorial a Europa tem grande participação na economia
mundial como em movimentos culturais, literários entre outros.
O
teatro na Europa na primeira metade do século XIX ainda tinha grande influência
dos pensamentos da Revolução Francesa. Os movimentos que se destacava sobre a
sociedade conservadora da época foram Romantismo e Classicismo. Os românticos se
vangloriavam que teriam redescoberto a arte, havia grandes tendências para o
realismo, pois uma de suas funções era ser usado para denunciar problemas
sociais daquele século. Já os classistas, podem ser julgados como o
pseudo-classicismo porquê suas tragédias, comédias pouco teria de clássico.
A partir da metade século XIX, pós revolução
industrial teve diversas inovações tecnológicas no quesito infra-estrutura.
Alguns espaços cênicos contavam com elevador hidráulico, a iluminação melhorou
significativamente com o aparecimento da luz e do gás. Os cenários e figurinos
começaram a ser mais realista, todas essas inovações fizeram com que um novo
cargo fosse criado o diretor que iria se coordenar toda a parte artística da
peça.
No
fim do século, iniciaram-se companhias de teatros independentes que dariam
origem no século seguinte a um movimento denominado “teatrinho”.
O teatro do século XX caracteriza-se pelo ecletismo e
pela grande quebra de antigas tradições. O "design" cênico, a direção
teatral, a infra-estrutura e os estilos de interpretação não se vincularam a um
único padrão predominante. O ator
não poderia emprestar qualquer característica pessoal ao personagem, pois o
personagem teria que ser totalmente autentico. Com todos os conflitos
acontecidos no século, as guerras dão origem a movimentos teatrais como o
teatro da Crueldade, do Absurdo,
de Massas, Teatro Político, Didático e Dialético. As artes cênicas viraram uma
grande mistura de movimentos sociais em que relatavam a realidade vivida. Já
teatro contemporâneo trabalha com interação do publico com os personagens
Yan Felipe F. Soares Nº33
Fontes:
Yan, seu texto ainda ficou muito preso ao material da pesquisa. Mesmo assim, sugiro que reveja a grafia da palavra AUTÊNTICO e perceba que ficaria melhor: OS MOVIMENTOS QUE SE DESTACAVAM// PORQUE SUAS TRAGÉDIAS// HOUVE DIVERSAS INOVAÇÕES// A SEREM MAIS REALISTAS.
ResponderExcluir