Bem vindo

Bem-vindos ao Blog do 3º F do Centro de Ensino Médio Setor Leste! Neste blog colocamos páginas e postagens sobre a Arte Moderna desde o fim do século XIX até os dias atuais. Fique à vontade para comentar sobre o nosso blog. Desde já agradecemos a todos e em especial a professora Eliana pela oportunidade de aumentar o nosso conhecimento sobre o mundo e principalmente nos ajudar a prosperar em projetos futuros.



"Temos a arte para não morrer da verdade."
(Friedrich Wilhelm Nietzsche)

domingo, 3 de abril de 2011

Teatro na Europa


A Europa é um dos menores continentes mundiais, superando apenas a Oceania. Esta faixa de terra ocupa cerca de 10 milhões de quilômetros quadrados, mesmo com essa sua pequena extensão territorial a Europa tem grande participação na economia mundial como em movimentos culturais, literários entre outros.
O teatro na Europa na primeira metade do século XIX ainda tinha grande influência dos pensamentos da Revolução Francesa. Os movimentos que se destacava sobre a sociedade conservadora da época foram Romantismo e Classicismo. Os românticos se vangloriavam que teriam redescoberto a arte, havia grandes tendências para o realismo, pois uma de suas funções era ser usado para denunciar problemas sociais daquele século. Já os classistas, podem ser julgados como o pseudo-classicismo porquê suas tragédias, comédias pouco teria de clássico.
 A partir da metade século XIX, pós revolução industrial teve diversas inovações tecnológicas no quesito infra-estrutura. Alguns espaços cênicos contavam com elevador hidráulico, a iluminação melhorou significativamente com o aparecimento da luz e do gás. Os cenários e figurinos começaram a ser mais realista, todas essas inovações fizeram com que um novo cargo fosse criado o diretor que iria se coordenar toda a parte artística da peça.
No fim do século, iniciaram-se companhias de teatros independentes que dariam origem no século seguinte a um movimento denominado “teatrinho”.
O teatro do século XX caracteriza-se pelo ecletismo e pela grande quebra de antigas tradições. O "design" cênico, a direção teatral, a infra-estrutura e os estilos de interpretação não se vincularam a um único padrão predominante. O ator não poderia emprestar qualquer característica pessoal ao personagem, pois o personagem teria que ser totalmente autentico. Com todos os conflitos acontecidos no século, as guerras dão origem a movimentos teatrais como o teatro da Crueldade, do Absurdo, de Massas, Teatro Político, Didático e Dialético. As artes cênicas viraram uma grande mistura de movimentos sociais em que relatavam a realidade vivida. Já teatro contemporâneo trabalha com interação do publico com os personagens

Yan Felipe F. Soares Nº33

Fontes:

Um comentário:

  1. Yan, seu texto ainda ficou muito preso ao material da pesquisa. Mesmo assim, sugiro que reveja a grafia da palavra AUTÊNTICO e perceba que ficaria melhor: OS MOVIMENTOS QUE SE DESTACAVAM// PORQUE SUAS TRAGÉDIAS// HOUVE DIVERSAS INOVAÇÕES// A SEREM MAIS REALISTAS.

    ResponderExcluir