Bem vindo

Bem-vindos ao Blog do 3º F do Centro de Ensino Médio Setor Leste! Neste blog colocamos páginas e postagens sobre a Arte Moderna desde o fim do século XIX até os dias atuais. Fique à vontade para comentar sobre o nosso blog. Desde já agradecemos a todos e em especial a professora Eliana pela oportunidade de aumentar o nosso conhecimento sobre o mundo e principalmente nos ajudar a prosperar em projetos futuros.



"Temos a arte para não morrer da verdade."
(Friedrich Wilhelm Nietzsche)

domingo, 3 de abril de 2011

Literatura na América

               No final do século XIX para XX existiu predominância de um novo estilo literário caracterizado por expressar uma nova forma do homem ocidental ver , sentir e interpretar a existência denominado como modernismo.Na América países como ,Cuba , México ,Uruguai , e Brasil , tiveram autores de grande prestigio que adotaram as formas modernistas de se escrever.
               As características individualistas exagerados, a fascinação pela vida moderna e urbana e pela tecnologia, os temas cotidianos e da cultura popular, uma linguagem inventiva, o que incluiu a incorporação da fala coloquial, dos versos livres e da ruptura com as normas literárias, e narrativas fragmentadas e descontínuas foram algumas das principais  peculiaridade inovadoras que o movimento trouxe para a literatura. Modernismo literário teve sua origem na América Latina, entre 1880 e 1914, impulsionado especialmente pelo poeta nicaraguense Rubén Darío.
                                                                 
                                                                    Rubén Darío
               Rubén nascido na Nicarágua , foi o principal artista que aderiu ao modernismo literário , e fez as pessoas da latino américa , o novo modo artístico que estava vindo com fortes características.Ele em suas obras destacava a submissão das pessoas dos artistas e ao estado , e deixava evidente as diferenças na escrita , na estética e na ideologia , sobe as antigas artes literárias.
   
                                                                           Cuba
          Em Cuba o movimento modernista aparece instantaneamente e naturalmente. Consegue atingir uma taxa de aprovação , um dos principal autor foi José Martín que bania , quebrava os preconceitos pretensiosos de romance e começava a narras suas próprias preocupações.



                                                                            México
   No México o modernismo buscava vê e entender a individualidade de cada pessoa , criar coisas novas , expressões novas e próprias , a inclusão de diferentes tendências , a rejeição por parte da classe dominante , e não se limitar a fronteiras nacionais , e fora dividida em três etapas , principais autores foi Salvador Díaz Mirón.

                                                                     
                                                                            Uruguai
              
 Para o Uruguai o modernismo chegou para enriquecer a sua literatura pois , ela estava interligada com a da Argentina , assim não havendo características próprias , com o novo movimento que estava surgindo , as pessoas que gostavam de escrever e tinham obsessão de perfeição ,começaram a trabalhar e um dos poucos países que aderiram o modernismo teve mulheres no cenário de destaque, principais autores foram Delmira Agustini e Julio Herrera y Reissig .


                                                                           Brasil 
              No Brasil, este movimento possui como marco simbólico a Semana de Arte Moderna, realizada em 1922, na cidade de São Paulo, devido ao Centenário da Independência. Se comparado a outros movimentos modernistas, o brasileiro foi onde aconteceu mais tardia-mente, na década de 1920 e seus principais escritores foram : Euclides da Cunha, Monteiro Lobato, Lima Barreto, Augusto dos Anjos , Graça Aranha , Érico Veríssimo entre outros .


              Desse Modo com suas próprias formas especiais e diferente , o Modernismo se tornou uma importantíssima revolução artística que hoje para nós , se tem a nominação de  Arte moderna.

Aluna : Raiane da Silva Neri Nº 24

Um comentário:

  1. Raiane, os autores citados do Modernismo Brasileiro não figuraram como modernistas, mas sim como pré-modernistas. Melhor seria escrever: AS CARACTERÍSTICAS INDIVIDUAIS EXAGERADAS// SOBRE AS ANTIGAS ARTES LITERÁRIAS// EM CUBA,// E COMEÇAVA A NARRAR// NO MÉXICO,// VER E ENTENDER.
    Reescreva seu parágrafo sobre a literatura no México, pois ficou inconsistente.

    ResponderExcluir