Bem vindo

Bem-vindos ao Blog do 3º F do Centro de Ensino Médio Setor Leste! Neste blog colocamos páginas e postagens sobre a Arte Moderna desde o fim do século XIX até os dias atuais. Fique à vontade para comentar sobre o nosso blog. Desde já agradecemos a todos e em especial a professora Eliana pela oportunidade de aumentar o nosso conhecimento sobre o mundo e principalmente nos ajudar a prosperar em projetos futuros.



"Temos a arte para não morrer da verdade."
(Friedrich Wilhelm Nietzsche)

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Pintura a Ásia


Pintura Asiática

A pintura no continente asiático depende-se de sua ferramenta tradicional o pincel, o pincel esta presente não só na pintura, mas na escrita que ainda é comum nos dias de hoje, para desenvolver belíssimas pinturas e verdadeiras obras de arte a cultura asiática e principalmente japonesa, chinesa, coreana, dependiam de técnicas como por exemplo, wabi que tinha como característica a tranquilidade, o yangtê que busca o paisagismo, e ate as técnicas mais conhecidas da atualidade o mangá.

China
A pintura na China baseia-se principalmente de traços como forma de expressão, sombra, ao contrario das pinturas ocidentais que utilizam a cor clara ou escura e camadas sombreadas para transmitirem estes efeitos. Na China o pincel, o papel e o tinteiro de pedra são chamados de “quatro tesouros do estúdio”, isso porque são os elementos de base da pintura chinesa.
Para o preparo da tinta é preciso dissolver uma barra de tinta sólida a um pouco de água. O papel usado na pintura é papel “xuan” produzido em Xuancheng, província de Anhui, este papel é produzido a partir da amoreira e bambu. A matéria prima do tinteiro é uma pedra fina sólida e oleosa. 
O yangtê pode ser apresentado em uam folha de papel. Aproveitando vistas aéreas e laterais e sobreposições das montanhas e rios que, na verdade, não são simultaneamente visíveis, o pintor transporta para o papel, através do seu pincel, o que ele queria expressar.

     Pintura Yangtê
Japão
A pintura japonesa teve uma forte influência pela a escrita, a caligrafia, e os ideogramas. O ideograma japonês teve origem da China ao invés de usarem letras, eles usavam símbolos difíceis de memorizar mas isso não era problema pois o índice de analfabetos no Japão era quase nula, desde o fim do século XIX com a criação do alfabeto restaram somente 300 símbolos.
A pintura japonesa começou com a expansão do período pré-budista no século XII, que eram pinturas bastantes coloridas e tinham como tema a religiosidade.
No inicio do século XIV surgiu um novo estilo de pintura, a aquarela, que eram pinturas feitas em rolos que ficavam pendurados e passou a ser o estilo preferido dos japoneses.

 Pintura Aquarela                    

Fontes: 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cultura_do_Jap%C3%A3o#Pintura
http://www.a-china.info/pintura
http://www.pitoresco.com.br/art_data/japonesa/index.htm
http://www.edukbr.com.br/artemanhas/arte_japonesa_pintura.asp
http://portuguese.cri.cn/152/2006/09/27/1@52398.htm


Aluno: Adryan Leão Silva Souza
nº: 1

Um comentário:

  1. Adryan, seu texto está ainda muito preso ao material pesquisado. Na pintura chinesa, você apresentou apenas três dos "quatro tesouros do estúdio". Reveja a grafia de ATÉ, CONTRÁRIO, INÍCIO. O melhor seria: DEPENDE DE SUA FERRAMENTA INICIAL: O PINCEL.//QUE AINA É COMUM NOS DIAS DE HOJE. pARA DESENVOLVER...//DEPENDIA DE TÉCNICAS// DA ATUALIDADE: O MANGÁ.// NA CHINA,//EM UM POUCO DE ÁGUA//,MAS ISTO NÃO ERA PROBLEMA//DESDE O FIM DO SÉCULO XIX, COM A CRIAÇÃO DO ALFABETO,//BASTANTE COLORIDAS//NO INÍCIO DO SÉCULO XIV,.

    ResponderExcluir